É somente quanto paramos para fazer listas, ou colocar qualquer coisa no papel, que podemos contatar certos fatos e um fato que eu constatei fazendo essa lista de 5 autoras que você precisa ler é o fato de que eu preciso começar a ler mais autoras, leio muito poucas obras escritas por mulheres e só percebi isso agora, vamos mudar isso Sr Luke!
Como você já deve saber, todos os domingos de Abril significam blogagem coletiva com os lindos do #NomeProvisório e o tema escolhido para esse domingo foi “Autoras que você precisa ler” e como constatei que leio poucas, vou acabar indicando apenas cinco e espero que você goste, se interesse e conheça o trabalho dessas mulheres maravilhosas!
Só posso dizer que comecei a lista muito bem, Ryan Graudin é uma autora espetacular, digo isso considerando a única obra da autora que tive o prazer de ler até o momento.
Estou falando de “A Cidade Murada” onde a autora entrega ao leitor um livro de narrativa ágil, cheio de mistérios, dramas pessoais, romance e cenas de ação de tirar o fôlego, eu ainda não entendi o motivo pelo qual esse livro ainda não foi adaptado para o cinema ou alguma outra mídia. Garanto que é impossível não se sentir dentro de Hak Nam e ainda mais impossível não se sentir sufocado pela cidade que foi construída pela autora de forma que mais parece ser um personagem do que uma simples ambientação.
“A Cidade Murada” é um livro triste no que tange a possível veracidade da trama, principalmente quando essa sensação é reforçada pela imagem da cidade que realmente existiu e por conter personagens que são totalmente palpáveis e plausíveis, tornando a experiência de leitura simplesmente catártica, envolvente, desesperadora, triste e ao mesmo tempo com uma fagulha de esperança e bem, você sabe que com uma fagulha se pode iniciar um belo incêndio! Caso queira saber um pouco mais da obra clique aqui e confira minha crítica.
Eu sei que eu mencionei a autora em outro post, mas eu simplesmente não posso fazer uma lista de indicação de autoras e não colocar a maravilhosa Abigail Tarttelin! Gente, essa mulher, deixa eu respirar e tentar me controlar para continuar o post, espera só um pouco…
Abigail Tarttelin é uma autora inglesa incrível, ela possui dois romances publicados, o Flick (2011) e o Golden Boy (2013), que foi publicado aqui no Brasil pela editora Globo com o título “Menino de Ouro”.
“Menino de Ouro” não tem uma história que pode ser facilmente digerida, pelo contrário, em vários momentos durante a leitura senti um aperto no coração, a garganta se fechando, muita raiva e lágrimas, COMO EU CHOREI LENDO ESSE LIVRO! A obra toca em muitos assuntos delicados e trata de todos eles sem pudor e com extrema profundidade emocional, proporcionando várias reflexões e questionamentos.
A autora mostra com sua obra que a única coisa que você pode fazer com as suas verdades absolutas, é amassá-las e arremessá-las bem longe, pois elas só vão te levar a ter pré conceitos que podem acabar com a auto estima de alguém, abalar uma família ou até mesmo uma sociedade inteira.
O livro é valido na medida que nos entrega informações e abre nossas mentes quebrando tabus, o que é muito importante nos tempos atuais onde vemos tantas coisas absurdas acontecendo por intolerância e falta de empatia. Leiam Abigail! Caso queiram saber mais acerca da obra, confira minha resenha aqui!
Quem vê Marie Lu sorrindo assim, não imagina do que essa mulher é capaz de fazer com os nossos corações!
Eu estava carente de distopias depois de finalizar “Jogos Vorazes”, até tentei iniciar a saga “Divergente”, mas aquilo não funcionou pra mim e finalizei o primeiro livro com muito sacrifício. Foi então que meu amigo Douglas me emprestou “Legend” o primeiro livro da trilogia homônima e eu simplesmente me apaixonei pelo universo criado por Marie Lu e pelos personagens maravilhosos, bem escritos e desenvolvidos, a obra é muito intensa e cheia de questões políticas e a podridão que cerca esse tipo de questão. Foi uma grata surpresa e se você está carente de distopias, aqui está a sua oportunidade de conhecer algo novo e estupidamente bom!
Olha ela, a ganhadora do Pulitzer! Sim, Jennifer Egan é uma autora americana que ganhou um Pulitzer pelo livro “A Visita Cruel do Tempo”, que eu ainda não li, mas pretendo resolver essa pendência logo!
A única coisa que cheguei a ler da autora por enquanto, foi o seu terceiro livro, O Torreão (2012). O Torreão é o livro de uma autora que sabe muito bem o que está fazendo e como atingir o leitor, sua escrita é muito gostosa de ser lida, as reviravoltas da história são interessantes e ela consegue uma das coisas mais difíceis, fugir do óbvio mesmo com tanto material publicado por aí e surpreender o leitor, fazer com que ele interaja com o livro e se questione a todo tempo, fazendo do livro um grande exercício de leitura, interpretação, imaginação e paciência, pois creio que não serão todos os leitores que serão fisgados pelas loucuras de Jennifer Egan. Caso você queira saber um pouco mais sobre essa obra diferentona, clique aqui e confira minha resenha!
Conheci a autora francesa Lolita Pille por intermédio de uma peça de teatro montada pelo incrível Hector Babenco, com atuação catártica de Bárbara Paz e Ricardo Tozzi, peça esta que adaptou o livro Hell Paris.
Hell é um livro cru, sem firulas e com uma personagem principal nada convencional que compartilha com o leitor a sua desintegração e é extremamente interessante acompanhar a degradação da personagem, não só interessante como extremamente revoltante, incômodo e até mesmo nojento. Não vou dar mais detalhes acerca da obra, pois pretendo falar mais dela em um outro momento, porém com certeza é um livro necessário para quem tem curiosidade de entender um pouco a cabeça do ser humano e principalmente a vida de pessoas que são cheias de dinheiro, e vazias de todo o resto.
Espero que tenha gostado das minhas indicações, um abraço e até o próximo café!
Eita bem que disse que ia ser autoras pouco conhecidas, porem tem umas que já ouvi falar das obras mas nunca li. Adorei as dicas Luke.
beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei as dicas Lucas! Já quero ler todas elas 🙂
CurtirCurtir
Só li a Jennifer. O livro Visita cruel do tempo. Bem diferente mas interessante.
Escreva sobre Hell. Fiquei curiosa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu quero muito ler “A Visita Cruel do Tempo”. Pode deixar que vou escrever sim!
CurtirCurtir