Boneco de Neve (The Snowman) é o sétimo livro de uma série policial do escritor norueguês Jo Nesbø, onde ele nos apresenta casos protagonizados pelo detetive Harry Hole, a série atualmente conta com onze livros publicados e a adaptação cinematográfica será lançada ainda esse ano com o ator Michael Fassbender no papel do detetive.
Eu sinceramente não fazia ideia de que o livro fazia parte de uma série, quando comecei a construir a minha TBR (To Be Read) do Setembro Policial achei o trailer de Boneco de Neve e me interessei, sendo assim, corri atrás do livro e somente quando comecei a ler e comentei sobre a leitura com a Isa foi que ela me disse que existia a tal série com o detetive Harry Hole. Para a minha sorte a falta de conhecimento à respeito dos outros livros não interferiram em nada na leitura, uma vez que cada livro conta um caso diferente.
Harry Hole é um detetive de 40 anos que trabalha na Divisão de Homicídios de Oslo, apesar de ser um detetive bem reconhecido por ser aquele que pegou o primeiro serial killer de Oslo, sua fama não é lá das melhores principalmente entre os seus colegas da polícia que o descreditam pela sua obsessão e alienação por serial killers.
O personagem possui muitas imperfeições e você sente como se houvesse um grande peso em cima dele o tempo todo, essas características são advindas do seu problema recém superado, e por isso ainda perigoso, com o álcool, sua relação mal resolvida com a ex-mulher e a recente morte de seu ex-parceiro e amigo Jack Halvorsen.
A chegada de Katrine Bratt, sua nova parceira em substituição ao Jack, acontece comitantemente a descoberta de certas similaridades em crimes relacionados a desaparecimentos de mulheres que estão acontecendo em Oslo há certo tempo e novamente no dia do cair da primeira neve do ano, Harry e Katrine se deparam com mais uma evidência de que há um serial killer atuando.
O serial killer em questão fica conhecido como O Boneco de Neve, uma vez que em todas as cenas de desaparecimento de mulheres, são encontrados bonecos de neve em seus jardins; Porém, o assassino brinca com a polícia e usa o boneco de neve também como forma de aviso de que haverá uma próxima vítima.
Assim, cabe ao detetive Harry Hole e sua parceira Katrine Bratt correrem atrás do serial killer, uma vez que a Divisão de Homicídios não dá muito crédito para um detetive obcecado por assassinos em série e muito menos para detetives do sexo feminino, aqui é retratado o machismo em um ambiente de trabalho quase que exclusivamente masculino.
A leitura de Boneco de Neve deve ser feita com muita atenção, pois há vários pequenos detalhes que são inerentes ao serial killer e há diversas informações e detalhes de subtramas que se interligam às motivações do assassino sem necessariamente se relacionarem diretamente com ações do mesmo.

Pista Setembro Policial <Mércia não subiu a trilha>
O thriller é uma grande teia de aranha onde o leitor precisa estar atento a todo o momento para não acabar se perdendo, o que pode acontecer não só pelos detalhes da trama como também pelos nomes pouco comuns dos personagens. Superados esses desafios, a leitura é bem fluída e faz o que um bom thriller deve fazer, prender a atenção do leitor.
Jo Nesbø cria personagens cheios de facetas, eles são bem desenvolvidos e até mesmo aqueles que não são principais são extremamente interessante, misteriosos e de comportamento de observação obrigatória e atenta.
Boneco de Neve é um thriller empolgante, repleto de reviravoltas e todas elas são extremamente surpreendentes, porém, o livro pode desagradar alguns ao se utilizar em demasia de plot-twists que podem cansar, afinal água mole em pedra dura tanto bate até que fura, mas nem todo mundo tem paciência de esperar o buraco ser formado. Aos que persistirem há uma grande recompensa com um final simplesmente fantástico, bem construído, coerente e de fazer o leitor virar as páginas descontroladamente, eu definitivamente quero conhecer mais casos do detetive Harry Hole e quem sabe agora começar a série da forma correta, pelo começo.
Se você gostou das minhas impressões sobre a obra do autor, saiba que está tendo sorteio do livro “Polícia”, que também é um caso do detetive Harry Hole, e mais vários outros livros em um kit maravilhoso! Corre lá no Instagram do blog e não perca essa chance 🙂
Quantos cafés Boneco de Neve merece?