Beladona é uma HQ com roteiro de Ana Recalde e ilustrações e cores de Denis Mello, o trabalho foi lançado em 2014 e demorou três anos para ser concluído, adquiri meu exemplar na CCXP de 2016 e me segurei até agora para ler e comentar sobre o trabalho com vocês durante o mês do horror.
Samantha é uma menina que vive atormentada por pesadelos terríveis todos os dias desde os seus 7 anos de idade. Esses pesadelos imprimiram características marcantes em sua personalidade, transformando a menina reclusa na esquisitona e alvo de piadas entre suas colegas de classe do colégio.
Pena que aqui não é um daqueles colégios americanos dos filmes. Eu adoraria jogar uma chuva de absorventes nela no chuveiro ou dar um banho de sangue de bicho que nem naquele filme, seria o máximo, né, esquisita?
Referência ao filme Carrie, baseado na obra de Stephen King
Cada vez mais oprimida pelos seus pesadelos e as criaturas assombrosas que residem nesse mundo paralelo, Samantha começa a confundir a realidade com seus pesadelos e em uma dessas ocasiões, acaba tendo uma alucinação em plena sala de aula, o que não só piora os ataques dos colegas, como também faz com que o diretor do colégio aconselhe sua mãe a encaminhá-la para uma psicóloga.

Fotografia por Lucas Moreira – Todos os Direitos Reservados
A psicóloga que deveria ajudar, acaba se tornando mais um problema na vida da personagem, pois a megera compreende esses pesadelos e parece ter um plano sórdido em mente e para isso manipula a personagem durante anos e anos de TORTURA terapia. Nesse ínterim, Samantha conhece Eduardo pela internet e ele diz já conhece-la do mundo dos pesadelos e acaba marcando um encontro com ela por lá.
Samantha e Eduardo se apegam um ao outro, entendem as trevas e a luz que cada um possui, porém, a felicidade deles está ameaçada, pois a psicóloga e o grande mal por trás de seu plano não permitirão que Samantha se desvie do seu destino, custe o que custar.
Depois de tudo que você me ensinou, eu aprendi a valorizar as coisas que são minhas. E ontem você tirou algo que era meu. Não devia ter feito isso.
O roteiro de Ana Recalde é simplesmente maravilhoso, assombroso e tocante ao mesmo tempo e Denis Mello soube muito bem captar toda a qualidade do texto com seus traços e cores, na medida em que a personagem vai evoluindo, crescendo e deixando as trevas entrarem de vez, Denis vai acrescentando detalhes nas vestes dela que acompanham esse crescimento, sem dúvidas é um trabalho de encher os olhos!
Claramente influenciada pelas obras de terror japonesas, há também muitas outras referências que com toda a certeza vai acabar pegando apreciadores do gênero e essas referências estão em detalhes como a decoração do quarto de Samantha e algumas falas dos personagens. Algumas das referências que posso citar são: O Bebê de Rosemary, O Exorcista e Carrie.
Beladona é uma HQ que narra as vãs tentativas de uma garota em tentar permanecer pura em meio a um ambiente venenoso e falhando miseravelmente, permitindo assim que todo esse veneno adentre em suas veias e seja o combustível essencial para que ela se mantenha viva e consiga cumprir todos seus objetivos e despejar toda a fúria, veneno e medo nas pessoas e coisas que lhe incutiram tanto terror psicológico. A história de dor, vingança e redenção de Samantha é sem dúvida uma HQ imperdível!
Gostou de Beladona? Adquira o seu clicando aqui e colabore com o blog 🙂
Quantos cafés adoçados com extrato de Beladona essa HQ merece?
4 comentários sobre “MÊS DO HORROR: Beladona – Ana Recalde e Denis Mello”