HQ: ZOOM (Vol I)

Como no mês de Janeiro é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, decidi que trarei aqui para o blog indicações de quadrinhos todas as segundas-feiras do mês de Janeiro e o primeiro quadrinho desse mês é o primeiro volume de “Zoom”.

“Zoom” é o primeiro volume, único lançado até então, de uma saga em três volumes criada por Thobias Daneluz e Lucas Zacarias, no quadrinho é tratado o assunto da desordem do colapso das colônias (DCC), uma questão antevista por Albert Einstein e já explorada em outras mídias como a série “Black Mirror”.

O quadrinho foi lançado em 2016 na CCXP daquele ano e não encontrei nenhuma previsão de lançamento do segundo volume, esse ano o quadrinista está focado em seu mais novo projeto, o “Society of Virtue”. Caso se interesse pelo material, você pode adquiri-lo acessando o Artist Store, lá você também pode adquirir alguns prints do artista e até solicitar sua cotação para uma commission exclusiva.

Na trama, as abelhas estão sumindo misteriosamente da colmeia. A tirânica Azmera, a abelha-rainha, precisa de um bode expiatório para a situação e fará de tudo para enfraquecer a guerreira Faizah, a capitã da tropa das abelhas.

Contudo, descobrimos que ainda existe esperança. A corajosa Zolae é muito mais que uma simples curandeira, é uma abelha selvagem, capaz de qualquer coisa em nome de seus ideais. Ela guarda um segredo que poderá mudar o curso dessa história.

Azmera está longe de ser um retrato de sua mãe, a abelha-rainha anterior Aziza, pois tornou-se uma abelha tirana que se recusa a ouvir outras abelhas e não sabe lidar com insubordinação.

Aziza foi uma abelha-rainha que até em seus últimos instantes de vida pensou na longevidade de sua colmeia, confiando um segredo à Zolae, uma abelha selvagem que trabalha como curandeira na colmeia e esconde esse segredo que é tanto perigoso, quanto vital para que a colmeia se mantenha.

Quando Faizah, a capitã da patrulha das abelhas, solicita todos os reforços possíveis para a abelha-rainha Azmera objetivando descobrir o motivo pelo qual as abelhas estão desaparecendo, é surpreendida pela negativa de Azmera que não suporta sua insistência no assunto e não só destituí Faizah do cargo, como também a exila da colmeia.

A atitude de Azmera é reconhecidamente perigosa por abelhas mais sábias que confiam em Faizah e sabem que ela, mais do que nenhuma, pode comandar a patrulha das abelhas e assim, são entregues ao medo de viverem fechadas na colmeia até que comecem a perecer de fome.

Em meio á ordem de exílio, Azmera passa mal e tem uma visão terrível do fim da colmeia, fim este relacionado às Xibalbas, um mito antigo sobre abelhas negras que dizimam colmeias e decapitam abelhas-rainhas.

Caberá então à Faizah, Zolae e a improvável abelha operária Zara, encontrar uma forma de neutralizar a rainha Azmera e salvar a colmeia de um mal maior.

“Eu sou apenas uma abelha comum. Não há nada de especial em mim.”

É incrível como Thobias conseguiu transformar criaturinhas tão comuns em ilustrações tão únicas, ele consegue diferenciar cada abelha com seus traços fazendo com que seja possível identificar as personagens sem ao menos que os nomes sejam ditos, o que reforço ser uma coisa complicada, uma vez que as criaturinhas são tão comuns.

O roteiro compartilhado com Lucas Zacarias é eficiente no que se propõe. Há aqui um tom de urgência, você se preocupa com o fim da colmeia e também torce para que Faizah, Zolae e Zara consigam encontrar alguma forma de salvar as abelhas não só da rainha tirana, mas também da terrível visão de destruição causada pelas Xibalbas, que pelo menos na minha cabeça pode se revelar uma ameaça bem diferente do que as abelhas creem ser.

“Zoom” é uma história em quadrinhos linda em seus detalhes, personagens e inspiração, Thobias soube trazer esse mundo micro de mel e ferroadas e colocá-lo em um patamar macro mostrando a importância das abelhas para a nossa vida, o que é extremamente relevante por si só, uma vez que no ano em que o trabalho foi lançado, as abelhas foram colocadas na lista de extinção, o que é muito preocupante, uma vez que dois terços de tudo que comemos depende do trabalho de polinização das abelhas.

Quantos cafés adoçados com mel “Zoom: Vol I” merece?

3 comentários sobre “HQ: ZOOM (Vol I)

  1. Ingrid Cristina disse:

    Oi Luke!

    Adorei essa dica, fiquei impressionada com esse trabalho em torno das abelhas. Você está certo, estou aqui preocupada com o final desta Colmeia e olha que nem li a HQ. haha Gostei muito da dica e da maneira como você abordou o enredo e os personagens. Parabéns pela matéria, você arrasa sempre! ♥

    Bjs da Cris!
    Blog Catarse LIterária

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.