“Culpa” de Cristina Eiko, é a décima primeira edição da Ugrito, coleção lançada pela Ugrapress onde um artista diferente é convidado para criar um gibi de bolso a cada nova edição, que é lançada a cada dois meses.
Para quem ainda não conhece o trabalho da Eiko, ela é a responsável, em conjunto com seu marido, pelo projeto Quadrinhos A2! Quem acompanha o blog sabe o quanto eu amo esses quadrinhos por serem extremamente leves e divertidos, porém aqui, Eiko faz uma coisa totalmente diferente do que vinha fazendo e cara, doeu demais!!
Sabe aquilo que eu sempre falo de que menos é mais e que o difícil mesmo é realizar algo simples? Com apenas vinte páginas, Eiko te dá um soco preciso e eu garanto: vai doer!
Você já sentiu culpa por algo que fez em um momento de raiva, em uma crise de ciúmes ou em um ataque de fúria? Já se pegou caminhando pelos destroços de um furacão de sentimentos intensos que você se viu obrigado(a) a expulsar? Já se sentiu culpado(a) por causar mal à alguém sem ter tido a intenção disso? Você já sabe lidar com suas culpas ou ainda as esconde no escuro e finge que está tudo bem?
Em “Culpa” Eiko nos mostra um dia em que um garotinho faz uma coisa ruim em um momento de fúria, porém, não demora muito para que o seu ato se transforme em culpa e ele precise lidar com aquilo que fez. O quadrinho começa extremamente fofo e te dá um golpe tão inesperado, real, cru e cruel que é simplesmente impossível sair ileso dessa leitura!
O traço de Eiko é lindo, claramente influenciado por traços de mangá, porém com sua própria personalidade, e é essa mudança repentina do traço aliada a reviravolta que ocorre ali bem perto do final que gera o impulso suficiente para acertar o leitor em cheio.
“Culpa” é um quadrinho extremamente surpreendente, simples, bem feito e com uma mensagem super importante e mais uma vez ressalto aqui o quão me enche o coração ver algo tão simples e bem feito sendo criado por uma artista nacional que aqui neste trabalho chega a beirar á perfeição.
O gibi está disponível no site da Ugra e é super baratinho, se eu fosse você comprava agora, é bom evitar a culpa enquanto se pode.
Quantos cafés “Culpa” merece?
2 comentários sobre “HQ: CULPA – CRISTINA EIKO”