LIVRO: ELEVATION – STEPHEN KING

“Elevation” é uma novela escrita por Stephen King e publicada em Outubro do ano passado nos Estados Unidos, a Editora Suma já garantiu que o livro deve ser lançado por aqui em breve.

Castle Rock é uma cidade pequena onde as fofocas se espalham rápido. Sabendo disso, Scott Carey decide visitar seu amigo Bob Ellis, um médico aposentado, pra confidenciar-lhe sua estranha condição: Scott está perdendo peso, sem com isso ficar mais magro ou apresentar maiores problemas de saúde, sua balança registra sempre o mesmo peso, estando ele com roupas ou sem elas.

Esta não é a única batalha que Scott está enfrentando, ele se vê preso em uma rixa com suas novas vizinhas, pois seus cachorros andam despejando suas coisas em seu gramado. Quando ele resolve indagar Deidre McComb e Missy Donaldson sobre o assunto, descobre que a docilidade de Missy é proporcional ao azedume e frieza de Deidre.

Porém, a frieza de Deidre possui uma motivação particularmente triste. Quando ela e sua esposa Missy se mudaram para Castle Rock, não imaginavam a guerra que teriam que travar com os locais. Juntas, elas abriram um restaurante refinado na cidade e desde o momento que declararam ser um casal, vem sofrendo represálias e sendo prejudicadas pelo preconceito; Deidre e Missy não se encaixam muito bem nos padrões de excelência, moral e bons costumes dos habitantes da conturbada cidadezinha do interior que já foi cenário de acontecimentos terríveis.

Enquanto a cidade se prepara para a sua famosa maratona de Ação de Graças, Scott começa a perceber os motivos pelos quais Deidre é tão amarga, difícil de lidar e sempre encarando suas tentativas de aproximação de forma defensiva. Ele entende o preconceito que suas vizinhas estão enfrentando e tenta ajudá-las da forma que pode, tentando transformar um ambiente hostil em um lugar melhor enquanto o seu misterioso problema permite.

“Elevation” é uma novela, ou seja, uma obra que não é extensa o suficiente para ser considerada um romance e nem curta o suficiente para entrar na categoria de conto, porém, profunda o suficiente para fazer que lágrimas escorram dos olhos do leitor. Esse seria um livro que eu indicaria para pessoas que querem conhecer a escrita do autor, mas por algum motivo, não se dão muito bem com o terror, pois não há elementos sobrenaturais aterrorizantes aqui, o elemento sobrenatural contido nessa trama está mais para uma metáfora poética.

Eu sempre me surpreendo com a escrita do autor e quão versátil ele consegue ser, transitando sem muitos problemas entre diversos gêneros. Nesse seu novo trabalho, King nos brinda com uma trama mais contemporânea, com alfinetadas ao governo Trump e uma clara crítica ao preconceito relacionado à condição sexual e mais especificamente ao casamento de pessoas do mesmo sexo, que vem sido motivo de discussões ao redor do mundo.

Scott representa uma pessoa que não está confortável com seu meio, não lhe agrada ver duas mulheres sendo hostilizadas por uma cidade inteira simplesmente pelo fato de declararem seu amor uma pela outra sem medo. Enquanto isso, Deidre é o retrato fiel de pessoas que resistem, que não abaixam a cabeça quando recebem ataques, pois são fieis ao que sentem, ao que são e precisam criar uma casca ou uma armadura para travar essas guerras diárias e se manter em segurança.

Quando Scott e Deidre entendem que são mais fortes quando colocam suas diferenças de lado e lutam juntos em função daquilo que acreditam ser o melhor para eles, para os amigos, amores e para a cidade, entendemos o título dado ao livro.

“Elevation” é uma obra de escrita sutil que derrama sobre o leitor a esperança que pelo menos eu ainda tenho. É possível transformar o mundo, é possível fazer com que as pessoas vejam o mal que estão causando, é possível acreditar que cada um fazendo sua parte, as coisas podem vir a se aproximar cada vez mais do justo. É importante, mais do que nunca, que estejamos prontos para apoiar uns aos outros, compartilhar vivências, exercitar a empatia e perceber que esse é o verdadeiro caminho para evoluirmos como sociedade, indivíduo e como raça humana. A evolução e o sentimento de elevação só serão experimentados por nós quando aprendermos a nos esvaziar das nossas convicções e a nos preencher de sentimentos, sensações e ações que realmente vão nos aproximar do outro, não é possível elevar-se pregando exclusão.

“Elevation” chegará ao Brasil em novembro com alteração de título para “Ascensão”, em formato digital e capa dura, com tradução de Regiane Winarski, a pré-venda da obra já está disponível.

Quantos cafés “Elevation” merece?

9 comentários sobre “LIVRO: ELEVATION – STEPHEN KING

  1. RODRIGO disse:

    Que resenha maravilhosa. Disse com maestria tudo que esse livro me fez sentir durante a leitura. Por um mundo com mais livros do King e mais elevação.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Thamiris Alves disse:

    Nossa Luke! Com certeza já foi para a lista e nem conhecia esse rsrs
    King arrasa demais, mesmo nos livros que tem sobrenatural os problemas sociais estão ali fortemente, acho que e o que mais gosto!
    Ótima resenha!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.