QUADRINHO: O DEVANEIO NO JARDIM – MÁRCIO WILLIAN

“O Devaneio no Jardim” é um quadrinho desenvolvido em um período de quatro meses como trabalho de conclusão de curso do quadrinista e designer Márcio Willian, o projeto foi publicado de forma independente com o apoio de uma campanha de financiamento coletivo e teve seu lançamento na CCXP do ano passado.

Na trama, ambientada no final da década de 30, uma operação humanitária transporta de cerca de 10.000 crianças judaicas entre os anos de 1938 e 1939, sem acompanhamento de pais ou parentes, da Alemanha Nazista, Polônia, Áustria, Checoslováquia e Cidade Livre de Danzing para o Reino Unido, essas crianças transportadas nos chamados Kindertransports foram as únicas pessoas de suas respectivas famílias a sobreviver ao Holocausto. Tendo esse acontecimento histórico como pano de fundo, o quadrinista nos apresenta Thomas, uma dessas crianças que foram transportadas para longe do Nazismo antes que fosse tarde demais.

Thomas é um garoto de 10 anos de idade, sempre foi um bom menino, dedicado aos estudos e ama passar um tempo na fazenda do seu avô, onde pode ter contato com os animais e alimentar sua imaginação fértil com a leitura de Fábulas de La Fontaine. O garoto que já não tinha muitos amigos, passou a notar que os poucos que tinha começaram a se distanciar misteriosamente, tornando a vida estudantil uma peça solitária em sua vida.

Preocupada com o mal que se alastrava pelo país, a mãe de Thomas decide tomar uma atitude drástica e envia seu filho aos Kindertransports para que ele seja afastado da realidade alarmante de seu país e possa ser criado por uma família adotiva em um ambiente seguro para um menino judeu.

“Onde havia euforia, hoje há tristeza, onde havia sorrisos, hoje há solidão e onde havia vida, hoje a morte é quem dá as caras.”

Tendo seu vínculo familiar rompido, Thomas criativo como é, começa a ter devaneios com um jardim e animais falantes que simbolizam sentimentos como a alegria, tristeza e o medo, se refugiando em sua imaginação para se proteger da realidade incerta que o aguarda em seu destino. A estrutura do quadrinho é bem diferente, pois não se trata de um gibi composto integralmente por quadrinhos, há a inserção de textos em meio aos quadrinhos que nos fornece informações extras acerca da personalidade e do que Thomas está sentindo, também há a inserção de poemas que dialogam com os animais encontrados no jardim sobre o qual o garoto devaneia.

Essa inserção de textos e poemas é bem arriscada, pois caso não fosse bem executada, poderia transparecer ao leitor que o artista não conseguiu transcrever o que queria em forma de ilustração e decidiu simplesmente escrever, o que não é o caso de Márcio Willian. Os textos enriquecem a narrativa e são verossímeis com o projeto, a impressão que eu tive lendo é a de que o artista é um artista completo, pois todas as três formas de narrativa que ele utiliza para construir sua história são muito bem executadas e se completam de forma orgânica. O traço do artista me agrada muito e é cheio de peculiaridades, eu não sou um grande entendedor de quadrinhos, então vou deixar aqui um exemplo para que você entenda o que eu quero dizer quando afirmo que o traço é peculiar. Lindo né?

“O Devaneio no Jardim” é um quadrinho que me surpreendeu por me apresentar um fato histórico que eu desconhecia e por ser trabalho muito bem construído e executado levando em conta que é a primeira publicação do autor. Eu sempre tento conhecer mais artistas nacionais independentes e a cada nova descoberta, a surpresa e a constatação de que temos talentos incríveis em nosso país apenas esperando que você descubra cresce, e Márcio Willian é sem dúvidas um ótimo exemplo disso.

Quantos cafés “O Devaneio no Jardim” merece?

Um comentário sobre “QUADRINHO: O DEVANEIO NO JARDIM – MÁRCIO WILLIAN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.