JULHO NACIONAL: OPERAÇÃO DRAGÃO NEGRO + MAR MENINO – PAULO MOREIRA

“Operação Dragão Negro” (2017) e “Mar Menino” (2018) são dois quadrinhos do ilustrador e quadrinista Paulo Moreira, nascido e criado em João Pessoa (PB), sendo o primeiro uma história em quadrinhos e o segundo projeto um compilado de tirinhas, ambos publicados de forma independente via financiamento coletivo.

Em “Operação Dragão Negro”, Romero é convidado por Maria para sua festa de aniversário e interpreta o convite como mais um dos sinais evidentes de que a sua colega de escola possa estar totalmente caidíssima por dele, o problema é que Junio, o valentão da escola, afirma ter chegado antes nesse rolê e, que na verdade, Maria é dele!

Imagem de Divulgação da Campanha de “Operação Dragão Negro” no Catarse.

Ao invés de resolver o impasse na porrada, como Junio gostaria, o problema se resolve de uma outra forma que acaba se desenrolando em um plano arquitetado pelos amigos de Romero para que ele consiga chegar na festa de Maria, dar seu presente de aniversário e conquistar seu coração antes que Junio estrague tudo. O quadrinho é muito divertido, repleto de situações cômicas e diversas referências à cultura pop, “Operação Dragão Negro” retrata muito bem aquele amor platônico que todo adolescente já teve e que acabou tendo que contar com um empurrãozinho dos amigos para tomar uma atitude.

“Mar Menino” é um compilado de tirinhas criadas no período de 2016 até 2018, o quadrinho foi lançado na CCXP 2018 e as tirinhas expressam uma mistura de eventos cotidianos, animais e comidas falantes, sagas espaciais com um gatinho, além das aventuras de  Junio Total, um super herói com ações nada heroicas, como também, muitas referências à cultura pop.

As histórias de Paulo Moreira são simples e na maioria das vezes refletem situações cotidianas de forma muito bem humorada, é impossível não gargalhar com as tirinhas ou com a missão dos amigos de Romero em “Operação Dragão Negro”. A característica que eu mais gosto no traço do artista é a expressividade que ele consegue transmitir na face de seus personagens; muitas vezes, somente pela expressão facial, é possível entender toda a história e as falas não fazem falta alguma. Por falar em falas/diálogos, um outro elemento intrínseco ao trabalho do artista é o uso de gírias e vícios de linguagem regionais que conferem ao trabalho um tom cômico único, além de representar muito bem a sua cidade.

Paulo Moreira é um quadrinista com um timing incrível para fazer seu público rir, a expressividade de seus personagens, a utilização de gírias regionais, seus personagens cômicos e irônicos e a escolha de cores para as suas ilustrações fazem delas imediatamente identificáveis, se você ainda não conhece o trabalho do artista, você está usando a internet errado!

Você pode conferir o trabalho do Paulo pelo Twitter ou Instagram e adquirir seus quadrinhos nesse link . O Paulo e diversos outros artistas independentes sempre costumam expor seus trabalhos em feiras gráficas que acontecem pelo Brasil inteiro, então, fiquem ligados nas redes sociais dele para garantir seus quadrinhos autografados MIZERA!!! Grande abraço e até o próximo café!

3 comentários sobre “JULHO NACIONAL: OPERAÇÃO DRAGÃO NEGRO + MAR MENINO – PAULO MOREIRA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.