Hoje chega ao fim o segundo ano do #JulhoNacional e eu não poderia estar mais satisfeito, esse é basicamente um post para recapitular tudo que aconteceu durante o mês e agradecer à todos que de alguma forma contribuíram para tornar o segundo ano do projeto ainda melhor que o primeiro! Então, esse é o momento para você anotar as dicas que eventualmente tenha perdido, e também para me ver declarando todo amor e carinho para todos que fizeram de Julho um mês tão especial.
Viajamos por quase todas as regiões do Brasil através da literatura!
Quando eu pensei no segundo ano do #JulhoNacional, comentei com os meus amigos do #PactoLiterário que gostaria de ler e indicar livros de todos os estados do Brasil, privilegiando autores contemporâneos, eu consegui realizar esse meu desejo em partes, fiquei devendo a indicação de alguma obra do Norte do país, pois tive dificuldade em encontrar obras de autores dessa região e ler a tempo, mas prometo pesquisar mais afundo autores do norte do país e trazer um conteúdo ainda mais abrangente na terceira edição do projeto. Apesar de não ter conseguido cobrir todos os estados dentro do mês, considero que consegui levar vocês para uma viagem considerável, conseguindo passar por muitos estados e fugir da zona de conforto de autores apenas do Rio e São Paulo. Bora conferir o resultado dessa viagem!
SUDESTE
Aqui em São Paulo, cidade onde vivo, conhecemos a visão de Thiago Souto da Avenida Paulista no incrível “Por muito tempo tentei me convencer de que te amava”, depois acompanhamos um caçador do sobrenatural e uma maga livrando o agreste brasileiro de criaturas terríveis em “O auto da Maga Josefa” da autora Paola Siviero, para finalizar tivemos que sair correndo de um manicômio para não acabarmos fazendo “A Travessia dos Condenados” com a Fernanda Vieira.
Daqui partimos para o Rio de Janeiro com duas obras fantásticas de Ana Paula Maia, “Assim na terra como embaixo da terra” e “Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos” e uma novela curta com um clima extremamente tenso e cenas chocantes em “A Mulher que Dormia com Demônios” do Victor F. Miranda. Deixamos o RJ com destino à Minas Gerais, onde conferimos o maravilhoso “O Frágil Toque dos Mutilados” e tomamos um café com o autor Alex Sens. Para finalizar nossa passagem pelo Sudeste, visitamos Espírito Santo, onde Charlitto Ogami nos explicou o motivo pelo qual o mantra “Não Deixe o Monstro Despertar” deve ser seguido à risca.
CENTRO-OESTE
Já no Centro-Oeste, paramos em Brasília para tomar um café com o amigo e autor Paulo Souza e depois conferimos os “Diálogos em estado puro” de Lourenço Dutra, foi uma viagem bem curtinha pelo Centro-Oeste do país, mas bem proveitosa.
SUL
Ainda bem que coloquei uma blusa de frio na mala, pois fomos ao Paraná e a frieza da personagem principal de “Destinos Invisíveis” do autor Marcelo Lemes, até agora me causa alguns arrepios.
NORDESTE
Ah, o calor do Nordeste! No Rio Grande do Norte o Aureliano aqueceu nossos corações com o incrível “Mercúrio Cromo” e o Paulo Moreira nos fez rir e conhecer mais sobre a realidade e as gírias da Paraíba nos divertidos “Operação Dragão Negro” e “Mar Menino”, enquanto Rachel de Queiroz no Ceará nos mostrou a dura realidade da seca e dos retirantes em “O Quinze” e o Alagoano Daniel Barros nos brindou com um romance policial envolvendo os altos escalões da política no incrível “Canto Escuro”.
NORTE
Como eu disse no começo do post, não consegui trazer uma obra do Norte do país, sendo assim, peço que deixe nos comentários indicações de autores e autoras da região Norte, pois quero muito conhecer obras de autores contemporâneos dessa região.
Agradecimentos
Quero agradecer ao amigo Johnatan por ter criado a arte incrível e super representativa do segundo ano do projeto. Também quero agradecer à Ana e todos os meus amigos do #PactoLiterário pela correria e por sempre acreditarem nos projetos loucos e continuarem me ensinando mais a cada dia. Agradeço à equipe do Sem Spoiler que acreditou, divulgou e colaborou enormemente com o projeto de forma extremamente carinhosa. Aos autores Paulo Souza e Alex Sens pelas suas histórias e pelo carinho e por ter cedido um espaço na agenda para conceder entrevistas para o blog, vocês são lindos! Às editoras Penalux e Dame Blanche pela parceria e por sempre me apresentar autores, autoras e histórias incríveis. Duh, Gabi, Leandra, Rodrigo e todos vocês que acompanharam o blog durante esse mês e fizeram da segunda edição do #JulhoNacional uma das experiências mais bonitas e uma das minhas coisas favoritas nesses dois anos de blog. Um abraço do tamanho do Brasil e até o próximo café!
Parabéns pelo esforço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Esse mês foi do CARALHO!!! Que venham muitos meses temáticos, especialmente o julho nacional!
CurtirCurtido por 1 pessoa