LIVRO: ABISMO DE CARNE E OSSO – BRENDOW H. GODOI

“Abismo de Carne e Osso” é uma coletânea de contos do autor e advogado mineiro Brendow H. Godoi, lançada no início desse mês pela Editora Penalux. Este é o quarto trabalho publicado pelo autor que já participou da coletânea “Palavra é Arte”, lançou seu primeiro e incrível romance “Quente Feito Tequila” e ano passado a coletânea de contos e poesia “Pólvora”.

A coletânea reúne vinte e dois contos distribuídos em pouco mais de 130 páginas. Como as histórias são curtas, vou evitar aqui detalhar cada uma delas para evitar spoilers ou danos à sua experiência de leitura, sendo assim, focarei mais nas sensações que esses contos me provocaram e nos temas que foram abordados nessas histórias.

Antes de tudo, preciso dizer que “Abismo de carne e osso” reúne contos que refletem sobre a natureza humana e os nossos extintos mais primitivos, dito isso, é claro que os contos estão recheados de temas e cenas fortes. A cada nova história conhecemos novos personagens, novas lutas, dores e abismos, é um daqueles trabalhos onde o autor parece olhar ao redor tentando decifrar as dores do outro, as motivações por trás dessas dores e também os remédios que vão tratá-las ou os venenos que as vão fazer cessar de vez ou temporariamente.

As histórias são marcadas por elementos como o sadismo, que pode ser visto logo no conto que abre a antologia, o “IML”, a obstinação que pode ser observada tanto no divertido Puta não negocia beijo de língua”, quanto no surpreendente, frio e maníaco “O Pai do Povo”, o desespero e as consequências de tomar atitudes sem refletir muito sobre as consequências ou motivadas por vergonha, decepção ou até mesmo carência, retratados por diferentes motivos nos contos “Laços Sanguíneos”, “Maldito Amor” e “Amor de Velório”, o machismo e preconceito no controverso e inquietante “Verde Musgo”, a indiferença, as distorções e percepções de realidade e as mazelas sociais em contos como os incômodos “Pisca-Pisca” e “Heróis”, “Boa Noite”, “Feliz Aniversário” e o arrasador “Cadu”.

A segunda parte da coletânea, nomeada de “Quedas Profundas”, ainda trata de temas difíceis, mas com uma dose mais carregada de doses de otimismo como é possível observar no bonito e sensível “Agiota”. As pequenas alegrias da vida também tem vez em “O que os olhos não veem”, um conto que de alguma forma fala sobre renascer e aqui, nessa segunda parte presenciamos alguns renascimentos que podem ser exemplificados por “Orquídea”, o sensacional “Ovelha Negra”, o irônico “Renascimento”, o momento de fúria libertadora e sanguinária de “Um jovem condutor” e o ressignificador “No acostamento da vida” e ainda há espaço para o amor tragicômico em contos como “Traições Sujas Ricocheteando no asfalto” e “A vida é um boxeador mexicano te jogando nas cordas do ringue”.

Na minha modesta opinião, “Um fim de semana inteiro com a Dor” que encerra a coletânea é o conto mais bonito e de longe o meu favorito do livro. Nas iminências de acabar com a própria vida, um homem tem a oportunidade única de passar um final de semana com a materialização de sua dor, que vai ajudá-lo a entender os motivos pelos quais essa dor existe, cresce e o consome ao ponto de não deixar que ele veja que há outras coisas além da dor. É um conto de realismo fantástico muito bonito que encerra a coletânea com chave de ouro e com uma possível chegada ao pico da montanha ao invés do fundo de um abismo, você vai entender quando ler.

“Abismo de Carne e Osso” é uma coletânea onde Brendow H. Godoi investiga abismos de onde desenterra ossadas das características mais abomináveis do ser humano, mas ainda assim, encontra e expõe algumas pedras preciosas enterradas em meio à tanta sujeira. Você pode garantir o seu exemplar diretamente com o autor ou na loja oficial da Editora Penalux.

2 comentários sobre “LIVRO: ABISMO DE CARNE E OSSO – BRENDOW H. GODOI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.