QUINZENA INDEPENDENTE – EDIÇÃO 5

Olá, está no ar a quinta edição do #QuinzenaIndependente, um projeto que criei com o objetivo de apresentar e conhecer obras, autores e artistas que não chegam ao grande público por não terem espaço, oportunidade ou visibilidade. Quero que esse projeto seja um canal onde você possa descobrir novos talentos e incentivar o trabalho de pessoas incríveis que batalham muito para ver suas obras sendo publicadas e lidas, não deixe de conferir os posts anteriores.

Estamos todos em casa, assim eu espero, vivenciando pela primeira vez a experiência de isolamento social forçado por uma pandemia que já ceifou a vida de mais de 197 mil pessoas no mundo inteiro. #LeiaEmCasa #FiqueEmCasa #DesobedeçaOPresidente

Essa é uma boa oportunidade para conhecer trabalhos de autores nacionais independentes. Muitos autores e editoras disponibilizaram e-books gratuitamente, dessa forma, caso queira distrair sua cabeça da realidade que estamos vivendo, não deixe de conferir essas ações e mesmo que você não tenha o costume de ler livros digitais, ou não possua um leitor digital, saiba que é possível ler e-books de forma legal no aplicativo Kindle para celulares. Para ficar por dentro de ações desse tipo, indico que siga a página do Sem Spoiler no Twitter.

Meu ritmo de leitura diminuiu bastante nos últimos tempos. Com todo o ruído lá fora, fica difícil encontrar a concentração e foco necessários para ler, então, dessa vez trouxe menos indicações, mas as escolhas que eu fiz são pautadas justamente nesse momento, onde precisamos de leituras mais leves, divertidas e que nos façam desconectar a mente de todo o ruído lá fora, bora?

CONTO – TODA MAGIA

“Toda Magia” é um conto escrito pelo autor, ilustrador e quadrinista Johnatan Marques, que já lançou trabalhos como o conto “Se Tudo der Errado Amanhã”, participou da coletânea “Histórias (mais ou menos) Assustadoras” e acabou de finalizar mais uma temporada da webcomic interativa “Oséias”.

Nessa nova história, ambientada no carnaval paulista, Alceu é um jovem negro que adora videogames, cultura pop e conteúdo geek e detesta aglomerações (faz bem em tempos de coronga) e uma das festas mais tradicionais do país, o Carnaval (estamos juntos Alceu!). Sendo assim, não é difícil, ou surpreendente, imaginar que sua resposta para o convite insistente de sua prima Odete foi uma negativa né?

Bem, negativa até ele descobrir que Luan não só estará no bloquinho de carnaval, como estará lá solteiro, “vestido” de Aquaman e com o six pack em dia todo coberto de glitter. Parece que o nosso herói tem uma kriptonita subaquática esperando por ele!

A trama é bem simples, afinal estamos falando de um conto, os personagens são cativantes e a mensagem principal é bem clara. Quantas vezes deixamos de fazer algo por medo, vergonha ou puro preconceito e, quantas coisas acabamos perdendo u não conquistando por seguir sempre pelos mesmos caminhos, fazendo as mesmas escolhas e não se permitindo descobrir novos jeitos, novas pessoas e novos olhares? Em “Toda Magia”, o autor nos mostra que é necessário tirar a armadura às vezes e se permitir até mesmo ganhar alguns arranhões, é preciso viver, é preciso se dar oportunidades, é preciso ser sim o primeiro peixe à ir para o espaço kkkk essa foi boa John!

A arte de capa de “Toda Magia” foi feita pela incrível Renata Nolasco, que também produziu a capa de “Se tudo der errado amanhã” e faz artes lindas de “It: A Coisa”! Confira a lojinha dela (http://www.atxnolasco.iluria.com/)! Se você quiser conhecer toda magia, acesse o link do blog na Amazon e leia o conto por apenas R$2,61, ou assine o Kindle Unlimited com teste gratuito de 30 dias e cancelamento sem custos e tenha acesso à esse e outros contos, romances e quadrinhos gratuitamente.

QUADRINHO – QUADRINHOS A2

“Quadrinhos A2” é um projeto criado em conjunto pelos incríveis Paulo Crumbim e Cristina Eiko, tendo seis temporadas já publicadas de forma independente.

Nessa 6ª temporada, você pode conferir minhas impressões sobre as temporadas anteriores nesse link, acompanhamos todo o processo que levou à criação do maravilhoso “Penadinho: Vida” (Graphic MSP), e quando digo todo o processo, não é exagero. Temos nessas páginas desde o convide de Sidney Gusman, passando pelo anúncio público do convite, as dificuldades para representar um personagem tão querido pelos artistas e pelos fãs da “Turma da Mônica”, o lançamento, sua repercussão e um novo convite para a sequência do álbum.

Quando li esse quadrinho, eu não estava em um dos meus melhores dias, na realidade estava naquele mood de “buscando uma razão para seguir em frente”, aí me lembrei que ainda não tinha lido a temporada 6 desse trabalho autobiográfico que sempre me fez bem e BOOOOOM, uma recarga instantânea de razões para seguir. Os traços dos dois artistas, a forma com a qual eles retratam o cotidiano com leveza, observação e doses de fantasia e imaginação, é um remédio e tanto para os dias cinzentos que estamos enfrentando. Essa sexta temporada é um exemplo do amor pela arte e você pode adquirir os quadrinhos diretamente com os artistas acessando o site http://www.quadrinhosa2.com/.

Financiamento Coletivo

Os produtores de arte são uns dos mais afetados durante esse período de quarentena que estamos enfrentando e, pensando nisso, decidi colocar aqui dois financiamentos coletivos recorrentes de artistas que eu gosto bastante, o John e a Ilustralu, conheçam os projetos recorrentes deles e considere apoiar, pelo menos durante esse período.

Para quem não ligou o nome aos trabalhos, o John é criador da webcomic Oséias e também autor do conto que mencionei nesse mesmo post e a Ilustralu é a mãe do Arlindo, a webcomic que quebra nosso coração e deixa nosso coração quentinho em um looping constante lá no twitter. Clique nas imagens abaixo e confira a campanha de financiamento recorrente dos dois artistas.

Ilustralu - Arlindo

Ilustralu – Arlindo

Johncito – Oséias

Essa foi a quinta edição do #QuinzenaIndependente, espero que você tenha gostado das minhas indicações e que descubra histórias incríveis sendo escritas no nosso país! Caso você seja um autor ou artista independente e queira ver seu trabalho resenhado aqui, ou tenha alguma dica de livros, quadrinhos e projetos em financiamento coletivo, envie um e-mail para umcafecomluke@gmail.com com o assunto Quinzena Independente apresentando seu projeto ou dando sua dica. Grande abraço e até o próximo café!

3 comentários sobre “QUINZENA INDEPENDENTE – EDIÇÃO 5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.