FAVORITOS DE 2021.1 – DIÁRIO CULT

Chegou aquele momento do ano no qual todos os criadores de conteúdo divulgam os melhores do primeiro semestre até os criadores de conteúdo que estão desde fevereiro sem postar nada

Graças ao projeto em conjunto com a Jeniffer Geraldine, o Diário Cult, pude manter um registro de tudo que assisti, li e joguei durante o primeiro semestre e, dessa forma, consegui reunir os melhores nesse post. Então bora conferir os meus favoritos do primeiro semestre de 2021.

Amigo Imaginário de Stephen Chbosky é um livro que me entregou tudo que eu gosto de encontrar em um livro de terror/suspense: um grupo de amigos muito jovens fazendo merda e invocando uma, ou melhor, duas ameaças sobrenaturais que vão fazer das vidas deles, de suas famílias e de toda a cidade um verdadeiro inferno na Terra. Só de pensar nessa história já me dá vontade de fazer uma releitura.

Tortura Branca de Victor Bonini foi a minha primeira leitura do ano e creio que seja o meu livro favorito do autor até o momento, eu simplesmente não consegui tirar os olhos das páginas desse livro até descobrir as respostas para os mistérios de um assassinato que ocorre em uma chamada de vídeo durante o período de isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19. O livro é fantástico por retratar esse momento péssimo da história mundial e infernal da história do nosso país, que além de se preocupar com um vírus continua tendo que se preocupar com um genocida que só fala e faz merda.

Trocas Macabras de Stephen King é um livro que eu queria ler há muito tempo, porém ficou esgotado por anos no Brasil. Finalmente pude ler e a espera valeu muito, esse sem dúvida é um dos meus favoritos do King até agora, é aquela história clássica do autor com muitos personagens, todos muito bem construídos, passando por uma provação gigante devido à uma ameaça sobrenatural que é quase um charada do cão. Um livro que pode ser resumido em dedo no cu e gritaria + vizinhas fofoqueiras.

Torto Arado de Itamar Vieira Junior tem uma mágica que eu ainda não consigo colocar em palavras, a escrita do Itamar me conquistou logo no início do livro. Sem muitos spoilers sobre a obra, as histórias das mulheres desse livro são envoltas em diversas questões que vão desde o racismo, machismo, violência doméstica, abuso de poder, escravidão e subserviência. Além dessas personagens, a terra também é uma personagem fundamental na obra, pois os personagens vivem daquilo que produzem, sofrem em períodos de estiagem e também em períodos de cheia, são obrigados a construir e reconstruir a todo momento, apenas leiam!

Herdeiras do Mar de Mary Lynn Bracht é um livro incrível e necessário, toda vez que eu esbarro com um romance histórico, me questiono sobre o motivo pelo qual nem todas as batalhas travadas em uma guerra são lembradas e registradas na história, principalmente quando essas guerras são travadas por mulheres. A história desse livro me emocionou muito, me doeu fundo, mas também me deixou com um quentinho no coração. A comunidade e a cultura das haenyeo é linda demais e prova mais uma vez o quanto as mulheres são incríveis, todos os aspectos dessa obra são fascinantes.

Porém Bruxa de Carol Chiovatto é a leitura mais recente dessa lista e é uma história incrível, cheia de magia, ambientada na cidade de São Paulo, com bastante comédia e representatividade. Vou falar bem pouco sobre esse livro nesse post, pois está vindo uma resenha completa ainda esse mês.

Um Milkshake chamado Wanda é um podcast sobre cultura pop e foi e, continua sendo, meus momentos de respiro durante a semana nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Phelipe, Marina e Samir são tudo e se você está procurando algo para rir e abstrair dos horrores que estão acontecendo nesse país, corra para o Spotify e confiram esse Meryl da podosfera.

Isso está acontecendo é um podcast do jornalista, escritor e roteirista Chico Felitti, o podcast é recente, então dá para maratonar todos os episódios. Isso está acontecendo é um podcast narrativo que desvenda situações que acontecem ao seu redor e que provavelmente você ainda não sabe. Os episódios são bem diversos e eu amo o quanto Chico vai afundo em temas que vão desde voluntários para testes das vacinas de COVID-19, passando pelas tropas de maratonas de votações para o BBB, o que se passa pela mente de uma pessoa cujo principal hobby é odiar as pessoas na internet e até a indústria de venda de nudes.

WandaVIsion é uma das melhores coisas já feitas pela Marvel e se você discorda, você deve estar vivendo em uma dimensão errada. Wanda e Visão são alguns dos meus personagens favoritos do MCU e, finalmente, poder ver uma obra centrada nos dois foi lindo demais, eu estou louco para saber o que vem aí para o futuro da Wanda no próximo filme do Doutor Estranho depois de sua grande transformação no final dessa minissérie.

Desalma é uma série nacional roteirizada por Ana Paula Maia, uma das minhas autoras brasileiras favoritas. Os livros da Ana são sempre muito firmados em assuntos reais, pessoas reais, trabalhos que ninguém quer colocar as mãos e homens brutos, porém, nessa série, a autora escreve sobre o fantástico, o sobrenatural e eu amei cada segundo de Desalma, mal posso esperar pela segunda temporada.

Eu vou ser bem breve para falar sobre os meus filmes, docs e animações favoritos do mês, “Candyman” (1992) foi um dos filmes de terror que assisti com meus amigos, desde o início da pandemia estamos assistindo juntos (em esquema virtual) alguns filmes mais antigos e maratonando franquias, a decisão de assistir a esse longa que foi lançada no meu ano de nascimento surgiu pela curiosidade de conhecer a obra que inspirou Jordan Peele, que lançara uma releitura desse clássico em breve. “Upgrade” (2018) é um filme de ficção científica muito bom, que está disponível no catálogo da Netflix, o filme conta a história de um homem avesso à tecnologia e que por conta de um determinado acontecimento decide abraçar a tecnologia como forma de se vingar das pessoas que destruíram sua vida, é bem Black Mirror!

“Free Solo” e “P!nk: All I Know So Far” são documentários bem diferentes, mas com uma similaridade que eu só percebi agora, ambos falam sobre pessoas fazendo coisas bem arriscadas. Em “Free Solo” Alex Honnold, o escalador solo mais bem-sucedido do mundo, se prepara mentalmente e fisicamente para sua aventura mais ousada: escalar El Capitán, o paredão de 975 metros em Yosemite, sem cordas ou equipamento de proteção. Se ele conseguir, será o maior paredão que ele, ou outra pessoa, já escalou sem nenhum tipo de equipamento, já em “…All I Know So Far” acompanhamos a incrível P!nk durante sua turnê “Beautiful Trauma World Tour”, enquanto ela equilibra sua vida de performer, mãe, esposa e empresária do mundo da música, o doc é perfeito e me fez amar ainda mais essa mulher incrível e maluca que se pendura de cabeça para baixo e canta com perfeição rodando pelo ar.

Para finalizar, os meus jogos favoritos do primeiro semestre são: Marvel Spider-Man, Marvel Spider-Man Miles Morales, The Last of Us e sua sequência The Last of Us 2, ei, vocês estariam interessados em reviews de jogos por aqui? Deixem nos comentários sua opinião sobre  assunto.

Espero que tenham curtido meus favoritos, algum deles também apareceram na sua lista de melhores do primeiro semestre? Me conta tudo nos comentários, um abraço e até o próximo café!

2 comentários sobre “FAVORITOS DE 2021.1 – DIÁRIO CULT

  1. RODRIGO LUCAS NOLI disse:

    O COMEBACK SEM OOOOOOOOOORRRRRRR.

    Preciso ler: Amigo imaginário, Herdeiras do mar e Porém bruxa.

    Trocas macabras = dedo no cu e gritaria + vizinhas fofoqueiras, BERROOOOOOOOOOOOOOOO.

    Ainda não vi o doc da Pink.

    Não acredito que você viu Desalma e eu nem fiquei sabendo desse rolê.

    Indo anotar as indicações!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.