JULHO NACIONAL: SENCIENTE NÍVEL 5 – CAROL CHIOVATTO

“Senciente Nível 5” é uma novela de ficção científica escrita pela autora, tradutora e mestra em Letras Carol Chiovatto, que já publicou diversos contos, dentre os quais “A última feiticeira de Florença”, finalista do prêmio Hydra 2015. Senciente foi lançado pela editora AVEC no ano passado, editora que também publicou o romance de estreia da autora, “Porém Bruxa”.

Na trama, Lin, a capitã da Universidade da Bílgia, precisa salvar Teo, emissário e irmão gêmeo da Soberana Rea de Lena-Hátia, capturado pela Bílgia há dois anos. Porém, em meio à missão, um ataque com detonadoras acaba destruindo um laboratório onde eram armazenadas armas biológicas, para conter os danos, Lin é obrigada comandar a ativação de protocolos de quarentena acionados pela inteligência artificial NYX, uma IA enigmática que controla todos os computadores da Bílgia.

Com essa confusão toda, Lin precisa abrigar Teo pelo período de quarentena, uma vez que o ataque dispersou o vírus mortal. Em meio a convivência dos dois, questões sobre o incidente são levantadas, afinal o ataque sofrido por eles veio por parte do povo de Teo e convenhamos que não faz sentido algum seu próprio povo enviar um exército para atacá-los com detonadoras correndo o risco de ceifar sua vida.

Não demora muito para que ambos descubram que o ataque foi causado por um “engano”, Rea recebeu a informação de que seu irmão, que já estava preso pela Bílgia há dois anos. teria sido enfim executado. Diante disso, ela decidiu deflagrar uma guerra contra a Bílgia. Assim como também não demoram para entender que o “engano” na verdade tem um nome e todo o plano orquestrado por ele pode causar uma crise política sem precedentes.

Juntos, eles vão precisar descobrir quem orquestrou essa bagunça e colocar em ordem os ânimos novamente, mas nem tudo funciona conforme o esperado e Lin se vê constantemente preocupada com o fato de que foi obrigada a autorizar que sua IA tomasse decisões por conta própria e, nesse caso, há precedentes que indicam que uma grande merda que aconteceu no passado pode voltar a acontecer, porém em uma escala bem maior caso NYX fuja do controle.

“Senciente Nível 5” foi uma leitura prazerosa, cheia de gargalhadas e boas reflexões. No início, a leitura estava um pouco confusa, pois logo na primeira cena somos jogados em uma ação desenfreada onde temos conceitos do universo criado pela autora sendo apresentados durante diálogos em meio a uma fuga, mas tudo é muito bem explicado no decorrer da história, essa confusão inicial serviu bastante para manter a atenção no que estava sendo dito e no que seria apresentado a seguir.

O início do livro não é um mergulho comum em uma história, pelo menos na experiência de leitura que tive. É na verdade um salto de um avião que acabou de explodir e você testa, testa e testa continuamente seu paraquedas e ele parece não querer abrir de jeito algum, talvez a palavra que melhor descreva a abertura dessa história seja: vertiginosa.

Eu gostei bastante da novela, principalmente da escrita envolvente, representativa, cômica e irônica da autora. Mas o que mais me chamou atenção foi o conteúdo que desconstrói os papéis femininos comuns em livros de ficção científica.

Adorei o papel da pesquisadora que faz sexo com sencientes de níveis superiores apenas com propósitos científicos, um ótimo contraponto à objetificação feminina sempre presente nessas histórias, também gostei muito da personagem principal ser uma mulher incrível em tudo que se propõe a fazer, uma capitã forte cheia de questionamentos morais, forte, cheia de camadas e armaduras, sem mencionar o fato de que a grande soberana de Lena-Hátia é uma mulher e seu irmão um emissário, descontruindo a visão comum das histórias de que apenas homens podem ser soberanos e governar reinos.

Além de soberana, Rea é uma mulher lésbica casada e prestes a se tornar mãe, o que a autora faz nessa novela em questão de representatividade e desconstrução do papel feminino no gênero de ficção científica é fantástico. A empatia é uma questão grande na trama, sendo essa uma característica dotada apenas por seres mais evoluídos (bem, isso é de fato uma verdade), isso se mostra na relação de Teo com sua irmã Rea.

Não posso encerrar minhas impressões sem mencionar uma das minhas personagens favoritas dessa história, a inteligência artificial NYX, uma IA desbocada, irônica, sarcástica e cheia de artimanhas, inclusive correm boatos pelo universo que ela teria feito Wolf Maia por um tempo.

“Senciente Nível 5” é uma novela de 150 páginas que te pega pelo pescoço e te deixa sem fôlego do início ao fim com muito bom humor, cenas de ação grandiosas, conceitos muito bem construídos, personagens cativantes e desconstrução do papel que impuseram ao feminino em obras de ficção científica. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Carol e eu preciso de MAIS!

Quantos cafés “Senciente Nível 5” merece?

Um comentário sobre “JULHO NACIONAL: SENCIENTE NÍVEL 5 – CAROL CHIOVATTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.