JULHO NACIONAL: A ESTRADA INFINITA – DENYS SCHMITT

“A Estrada Infinita” é uma noveleta escrita por Denys Schmitt, autor natural de Santa Maria (RS), formado em produção editorial e cinema. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor que também possui uma flash fiction publicada na segunda temporada da newsletter Faísca (Mafagafo) e um conto na coletâneaAs crônicas da Unifenda” (Plutão Livros).

Joel e Artur são dois adolescentes de 13 anos de idade vivendo em uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul. Os garotos caminham pela mesma estrada todos os dias fazendo entregas de leite engarrafado pelo pai de Joel.

Joel é um garoto sensível e essa sensibilidade fez com que se tornasse alvo de Lourenzo e seus amigos, o grupo de valentões da escola, que lhe pregou uma peça anos atrás que causaram um trauma no garoto que é acometido por crises de ansiedade sempre que se vê na presença dos valentões.

Artur é diferente de Joel, ele não tem medo do enfrentamento e muito menos de ser quem ele é, não tendo problema nenhum de assumir sua faceta mais encrenqueira na escola, mas essa faceta não representa o Artur de verdade. Ambos são unidos quando Artur, recém-chegado na escola, ajuda Joel em meio a uma de suas crises de ansiedade, desde então os garotos se tornaram melhores amigos.

Durante a caminhada de todas as tardes para entregar as garrafas de leite, os garotos sempre encontram um jeito de dar uma olhada em Camila, mesmo que de longe, uma jovem muito bonita que arranca suspiros de todos os garotos da escola. Camila já foi muito amiga de Joel na época do fundamental, mas ela mudou bastante quando iniciou o ensino médio e passou a evitar o antigo amigo ao ponto de hoje nem se falarem mais.

Com uma tarefa importante designada aos garotos por um amigo, eles passam a ter mais uma responsabilidade durante as tardes na estrada. Em um dia que Artur precisa se ausentar das tarefas por questões familiares, Joel descobre que aquela estrada que simboliza um lugar seguro e especial para ele e para Artur começou a ser frequentada por Lourenzo e sua turma para fumar maconha escondidos.

Joel se desespera ao perceber que o único lugar seguro que ele possui para ser quem é ao lado do melhor amigo está sendo ameaçado pela presença tóxica dos valentões e, no mesmo dia, descobre alguns fatos sobre a mudança de comportamento de Camila que vem de encontro a mesma figura que causou problemas para sua saúde mental e emocional.

Juntos, Joel, Artur e Camila precisarão encontrar uma forma de afastar Lourenzo e seus amigos da estrada e, conforme se unem para resolver um problema em comum, criam laços de amizade que vão acarretar em diversas revelações.

“A estrada infinita” é uma noveleta sobre amizade, descobertas, autodescobertas, superação, amor e saúde mental. A principal característica da escrita do Denys é sem dúvidas a sensibilidade, esse atributo é muito latente na escrita do autor, latente ao ponto de carregar consigo uma atmosfera de fantasia que é tão característica da época da vida que os personagens estão vivendo, a ambientação da estrada só vem somar com essa sensação de que o tempo que eles vivem ali é quase que um tempo em uma dimensão diferente, uma dimensão melhor e que se prova assim quando é ameaçada pelo toque do mundo real, ou com a aproximação da fase de vida que vem a seguir.

Os personagens dessa estória são muito cativantes, eu fiquei com muita vontade de ser amigo de Joel, Artur e Camila e ajudá-los a manter aquele lugar um ambiente seguro, a vontade de guardá-los num potinho e protegê-los de todo o mal foi real por aqui. Os personagens adultos que moram no decorrer dessa estrada também são muito cativantes, em especial Dona Agnes que rouba a cena e meu coração com sua história de vida, seu amor e bondade. Sem dúvidas, eu leria mais umas 400 páginas dessa história, deitado numa rede, com uma caneca de café com leite do lado e o coração quentinho.

Quantos cafés “A estrada infinita” merece?

2 comentários sobre “JULHO NACIONAL: A ESTRADA INFINITA – DENYS SCHMITT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.