LIVRO: SOUTHERNMOST (RUMO AO SUL) – SILAS HOUSE

“Southernmost” é o romance mais recente publicado pelo autor norte-americano Silas House. Nascido em um condado rural de Kentucky, formado em Inglês e Escrita Criativa, Silas atua como jornalista e professor em duas faculdades do Kentucky, além disso, é casado com o também escritor Jason Howard e tem duas filhas de seu primeiro casamento.

A obra chega ao Brasil pelas mãos da TAG – Experiências Literárias e foi enviada aos assinantes no kit de Setembro do plano TAG Inéditos. A edição foi elaborada pela TAG em parceria com a Faro Editorial e todo o projeto gráfico do livro ficou lindo e caprichado, a capa é de uma simplicidade que remete muito a viagem que Asher faz com seu filho Justin rumo à Key West, além disso, o kit vem com um infográfico com informações relevantes para a leitura e um poster ilustrado pelo Helder Oliveira detalhando o percurso que Asher e Justin percorrem durante o livro.

Na trama, uma enchente catastrófica atinge os moradores de Cumberland Valley quando o rio Cumberland não suporta a chuva torrencial e transborda, levando casas, automóveis e habitantes do vale para o seu fundo. Asher é o pastor da comunidade e enquanto parte desesperadamente entre os destroços da enchente à procura de seu filho, se depara com a casa de um dos locais sendo tragada pela enxurrada, ele consegue avistar Justin acompanhado de dois homens que perderam tudo durante a enchente e caminhavam pela borda do rio procurando um lugar para se abrigar.

Comovido e grato, Asher decide abrigar o casal em sua casa, porém, sua esposa faz questão de deixar claro à todos os presentes que os rapazes não são bem-vindos. A congregação pastoreada por Asher se inquieta com a presença de um casal homossexual e cobra uma posição do pastor que, não só se recusa à expulsá-los, mas oferece como resposta um sermão sobre amar o próximo e tolerância.

A atitude do pastor revolta sua esposa, a congregação e toda a conservadora população de Cumberland Valley, que já estava inflamada com a decisão do Supremo de aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, eles chegam à atribuir o desastre natural à ira de Deus com a decisão do Supremo de apoiar um ato tão abominável quanto oficializar a relação de duas pessoas que se amam, AAAAAHHHHH QUE ÓDIO! Conforme o tempo passa e Asher se mostra irredutível, então, os fieis decidem fazer uma votação para destituí-lo do cargo de pastor e a partir disso, a vida dele muda completamente.

Em um último ato como pastor daquela congregação, Asher faz seu último sermão contando sobre o seu passado com seu irmão Luke, que era homossexual, e seu arrependimento por ter negligenciado a vida do irmão em prol das crenças de sua mãe fanática. Ele pontua o amor ao ser humano, independente de qualquer coisa.

O rompimento de Asher com a igreja abala seu relacionamento, que já não caminhava muito bem, e provoca seu término. A esposa de Asher decide entrar na justiça contra o ex-marido pedindo a guarda integral de Justin e o ex-pastor enlouquece com a possibilidade de ver seu filho tão esperto e doce ser criado em uma atmosfera semelhante a qual ele mesmo foi, um ambiente de repressão, julgamento e fanatismo religioso, então, Asher comete uma ação desesperada e extremamente questionável para não perder seu filho.

— Vocês podem usar a Palavra para julgar e condenar as pessoas ou podem usá-la para amar. No dia em que dei as costas a Luke, senti essa dúvida pulsando dentro de mim. Às vezes me pergunto se essa dúvida não é Deus dando um leve cutucão.

Essa não é uma daquelas leituras cheias de reviravoltas, “Southernmost” é um livro que nos transforma na medida que acompanhamos a transformação de Asher. O personagem que já inicia a trama com diversos questionamentos acerca dos moldes de sua fé, sua criação, seu relacionamento com a esposa e as pessoas ao seu redor, rompe com tudo aquilo que lhe foi oferecido como certo e parte em uma viagem procurando o que é o certo de verdade para si.

Então, ele quebra os moldes incutidos pela mãe e parte com o filho em uma jornada de redenção à procura do irmão que renegou e acaba aprendendo muito sobre si mesmo com o próprio filho. Nessa viagem, Asher encontra pessoas que foram renegadas por suas famílias, que passaram por situações terríveis na vida, mas que ainda assim escolheram o amor à qualquer outro sentimento.

“Southernmost” é um livro que consegue ser extremamente delicado ao abordar assuntos extremamente complexos, não é fácil falar sobre a homossexualidade e a forma com a qual o assunto é tratado pela igreja e Silas House faz isso de forma sublime e tocante. O autor, com toda sua sutileza, mostra que podemos sim ser apenas um produto do nosso meio, ou podemos buscar a nossa própria versão da verdade, a nossa própria interpretação de fé, a nossa própria crença do que é o chamado Deus; seria Ele Aquele que mandou uma enxurrada destruir Cumberland Valley, ou seria Ele Aquele quem plantou no coração de Asher a semente da dúvida que fez com que ele partisse em uma viagem de auto descobrimento, onde encontrou o verdadeiro sentido do amor, da família e da paternidade, ou seria o tal Deus tudo aquilo que nos toca, conforme a interpretação do jovem Justin? Creio eu, que não importa muito qual seja a sua interpretação de quem é Deus, contanto que você tenha em seu coração que ele é um ser que sempre pregou a soma e o amor ao próximo e não a divisão e o ódio que vem sendo pregados por aí em seu nome.

O livro foi lançado recentemente pela Faro Editorial e, caso tenha gostado do livro, você pode comprar pelo link do blog na Amazon. Assine a Tag Inéditos com o código de indicação do blog (LUCNPU3F) e garanta 30% de desconto no primeiro kit!

Quantos cafés “Southernmost (Rumo ao Sul)” merece?

4 comentários sobre “LIVRO: SOUTHERNMOST (RUMO AO SUL) – SILAS HOUSE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.