JULHO NACIONAL: LABIRINTO – THIAGO SOUTO

“Labirinto” é uma história em quadrinhos de fantasia criada pelo ilustrador, quadrinista e designer gráfico paulista Thiago Souto, tendo em seu currículo uma coletânea de pequenas histórias experimentais chamada “Supernova”, uma história de um astronauta solitário que precisa lidar com os fantasmas do passado chamada “Mikrokosmos” e uma pequena reflexão sobre a relação de um personagem com seu passado e futuro em “Time Lapse” uma edição da coleção Ugrito da Ugra Press.

Contudo, “Labirinto” publicado pela Editora Mino, foi o meu primeiro contato com a arte do Thiago, eu adquiri esse material na CCXP de 2017 e estava guardando esse tempo todo com dó de ler, pois imaginava que seria uma leitura incrível e hoje posso dizer que não estava errado.

Viabilizada por uma campanha feita pelo artista lá no Catarse, a história em quadrinhos demorou cerca de 3 anos para ser concluída e publicada e quando se pega o trabalho nas mãos e começamos a conferir o nível de detalhes e cuidado que a obra tem, fica fácil entender o motivo pelo qual ela demorou tanto tempo para ser concluída.

Na trama, Góreck, uma criatura em um reino de cores grandiosas, vive aventuras extraordinárias com seu amigo Nico, juntos, criatura e garoto formam uma relação de amizade e confiança única e forte.  Porém, Nico desaparece vez ou outra, deixando esse reino de cores grandiosas apagado, sem vida, exceto por Góreck que se mantém aceso como uma lanterna e única fonte de vida daquele reino que pertence exclusivamente aos dois; Góreck sempre fica no aguardo do retorno de Nico e isso sempre acontece, revivem grandes aventuras, até que o garoto se vai novamente e resta à Góreck aguardar mais uma vez em um reino apagado.

O problema é que dessa vez, Nico está demorando demais para voltar e sua última partida foi um tanto quanto confusa. Então, Góreck se cansa de esperar e parte em busca de seu amigo desaparecido em uma jornada por um labirinto de memórias e sonhos. Durante essa jornada onírica, a criatura faz descobertas sobre a própria existência, sobre o amigo, sobre o mundo onde vivem e sobre as criaturas que o habitam.

Ilustração de Thiago Souto para a Capa de “Labirinto” – Todos os Direitos Reservados

O quadrinho me ganhou desde a capa até a última página pela riqueza de detalhes das ilustrações lindas criadas pelo Thiago, durante a leitura dava vontade de arrancar as páginas do quadrinho e emoldurá-las todas pela casa de tão absurdamente bonito que é o traço do artista e as cores escolhidas para dar vida, ou apagar o mundo criado.

Fora as ilustrações, o roteiro do quadrinho não deixa a peteca cair e entrega ao leitor uma aventura cheia de momentos divertidos, tristes, emocionantes e sentimentais que vai derreter o coração de qualquer marmanjo, pelo menos assim aconteceu comigo. A jornada de Góreck para encontrar o amigo e se encontrar nesse mundo, agora em decadência, é muito intrigante e consegue se manter intrigante mesmo quando fica óbvia a razão da existência da criatura e do reino de cores grandiosas. Quando as realidades se chocam e são comparadas com todas as memórias de Góreck e Nico, é impossível não se emocionar  e torcer para que tudo acabe bem para todos e para a realidade tão especial que humano e criatura desenvolveram juntos.

Eu lembro que quando estava passando pelas mesas do Artists Alley e vi a capa de Labirinto, comprei o trabalho sem hesitação, naquele dia eu não fazia ideia que a capa que achei tão incrível guardaria um conteúdo ainda melhor. Sem brincadeira, eu terminei a leitura com um quentinho no coração e fui obrigado a abraçar o quadrinho e revisitar as páginas para observar detalhes das ilustrações, se você observar com atenção, vai encontrar diversos easter-eggs nas páginas.

“Labirinto” é um quadrinho com ilustrações incríveis, ricas em detalhes, com um roteiro divertido e emocionante, que vai ter fazer revisitar a infância e te deixar com vontade de comprar uma caixa de lápis de cor e sair desenhando. Eu ouso dizer que o quadrinho foi, até o momento, o trabalho de ilustração mais bonito que eu pude conferir e se eu fosse você não perderia a oportunidade de entrar nesse reino de cores grandiosas criado por um artista de talento igualmente grandioso como o Thiago.

Você pode conhecer mais sobre o artista acessando o site oficial, página do Instagram ou a página dele lá no Facebook. Caso tenha se interessado pelo quadrinho, pode adquiri-lo pelo link do blog na loja da Amazon ou qualquer loja de sua preferência ;D

Quantos cafés “Labirinto” merece?

4 comentários sobre “JULHO NACIONAL: LABIRINTO – THIAGO SOUTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.