JULHO NACIONAL: DESTINOS INVISÍVEIS – MARCELO LEMES

“Destinos Invisíveis” é o mais recente romance publicado por Marcelo Lemes, professor e autor nascido na região Sul do país, a obra lançada pela Editora Penalux foi o meu primeiro contato com a escrita do autor que já lançou outros romances como o “Nas vísceras de um suicida” e “Mariela e o Livro da Escuridão”.

Na trama conhecemos Katarina, uma mulher que desde o nascimento veio ao mundo com um brilho próprio ofuscante, um brilho que nada se relaciona com luz, mas esconde trevas interiores capazes de despertar os desejos mais intensos, os anseios mais secretos, as depravações cuidadosamente mantidas sob controle e o pecado incessantemente evitado. Katarina é catalisadora de rachaduras que rompem barreiras de contenção e afoga em trevas todos aqueles que se aproximam demais buscando o tal brilho ofuscante de sua presença hecatombe.

Dividido em seis capítulos, a obra nos conta a vida de homens e mulheres antes e após conhecerem Katarina. Se relacionar com a personagem e sair disso ileso é impossível, todos os que compartilham espaço com ela acabam pagando um preço, desde seus próprios pais, passando pelo seu infiel e depravado chefe, um jovem comerciante de armas exóticas, um atendente de banco, duas irmãs gêmeas sedentas por diversão e até mesmo o fruto de seu próprio ventre.

A dissimulação e frieza da personagem encanta, ao mesmo tempo que espanta o leitor. Tudo nela é premeditado, nada para ela é duradouro, nada cativa seu interesse por muito tempo e todos que são fisgados por suas armadilhas acabam derrotados. O autor nos apresenta uma personagem feminina forte, independente e que quebra todas as expectativas dos que a cercam, ela é uma mulher que trabalha em seus próprios termos e pode até fazer com que você pense que está no controle da situação, até que ela te prove o contrário e te tire completamente dos trilhos.

A escrita de Marcelo Lemes me agradou muito, o texto é extremamente fluído, consegui completar a leitura da obra em apenas um dia e sequer percebi o tempo passar. Essa fluidez não significa que a escrita é simples, pelo contrário, a escrita do autor é rica em detalhes, poesia e seus personagens são os maiores responsáveis pelo ritmo da leitura. Eu admiro muito contadores de histórias que sabem desenvolver bem seus personagens e isso acontece aqui, desde a inevitável personagem principal, passando por todas as pessoas que caem em suas garras, todos são extremamente interessantes, dotados de suas próprias características, reflexões, problemas e pontos fracos minunciosamente investigados e tratados por Katarina.

O autor aborda o feminino, o machismo, a exploração, banalização e objetificação do corpo da mulher sem nunca ser didático demais, suas críticas são pontuais e bem cravadas quando feitas. Também há em sua obra certas doses de comédia e humor ácido, como ocorre na história tragicômica de Amadeus, reflexões sobre abuso de drogas, entrega à luxúria e todos os outros pecados capitais, somando-se novos.

“Destinos Invisíveis” é um livro que investiga as origens da maldade humana, seria ela uma característica genética ou uma prática adquirida? As respostas são dadas na medida que pessoas começam a transitar pela vida da personagem principal, que só permite o trânsito, a única permanência permissível por Katarina é o seu próprio bem-estar e segurança, mesmo que para conseguir essas coisas ela precise destruir corações, almas e corpos no caminho.

Gostou das minhas impressões sobre a obra? Adquira “Destinos Invisíveis” na loja da Editora Penalux, ou na loja da Amazon.

Quantos cafés “Destinos Invisíveis” merece?

3 comentários sobre “JULHO NACIONAL: DESTINOS INVISÍVEIS – MARCELO LEMES

  1. Mirosmar Camargo disse:

    Eu conheço o livro por longe, nunca li sobre, mas depois dessa resenha, fiquei louco para ler. Tenho o autor no Insta e o livro sempre me chamou a atenção. Resenha excelente, sem dúvida irei adquirir ele. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🖤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.